À parte da polêmica de levar o passaporte para as ruas ou deixar no hotel estão as consequências que perdê-lo terá em sua viagem. Não apenas o passaporte, mas também o visto e o certificado de vacinação. Todos sabem, mas poucos calculam de verdade o calvário de dor de cabeça que será perdê-lo no exterior, e por vezes até negligenciam a segurança deste documento.
Todos os três documentos (passaporte, visto e certificado de vacinação) podem ser obrigatórios, ou não, tudo irá variar do destino qual você está ingressando. Dependendo do seu destino e das circunstâncias de sua viagem, perder qualquer um destes documentos pode significar seu retorno precoce para o Brasil, portanto vamos ao que fazer no caso de perder um destes documentos.
Perdi meu certificado de vacinação
Isso aconteceu comigo no aeroporto do México. Não vou deixar nunca de culpar o agente da imigração, que literalmente jogou sem o menor cuidado nossos passaportes e visto (cheios daqueles papeizinhos dentro) em cima de sua bancada (já bagunçada) e na hora de recolher tudo aquilo espalhado não notei que faltava meu certificado de vacinação. Erro meu, erro dele.
À noite, quando estávamos embarcando para Shanghai, não encontrei o documento. Como não precisava dele para embarcar, mas poderia precisar dele para entrar na China, ou seja, à 17 horas dali, caçamos uma conexão wi-fi e ligamos para nossas mães (nessas horas só a mãe mesmo!) para que elas fossem no dia seguinte buscar uma segunda via do certificado no aeroporto galeão e nos enviassem por e-mail. Assim eu teria pelo menos um fio de esperança caso este documento, que pode ser considerado o “menos importante” dos três, me fosse solicitado pelo agente de imigração.
Passamos pela imigração sem problemas, mas nós tínhamos que resolver aquela questão, pois Shanghai era o primeiro destino de uma viagem que ainda ia durar 30 dias por outros países da Ásia. Fui até o consulado brasileiro em Shanghai com a cópia impressa do certificado que nossas mães foram buscar no aeroporto, para que eles autenticassem aquela cópia. Ainda assim, nem eu, nem a Lu, nem mesmo a agente consular brasileira ficou muito segura de que aquele documento (com selo, alto relevo e escambau) seria aceito sem problemas em nosso próximo destino, Cingapura, seis dias à frente. Aliás, ela nos contou que o marido dela sem o certificado foi barrado na Índia! Então nos aconselhou irmos ao hospital internacional em Shanghai, para que eu tomasse a vacina novamente.
Dois problemas. O primeiro era porque eu não estava a fim de tomar uma agulhada, e o segundo, era porque o período mínimo exigido para a vacina é de 10 dias antes da entrada no seu destino. Ou seja eu entraria em Cingapura 4 dias antes do período mínimo exigido para aquela vacina, mas como por outro lado eu tinha a cópia autenticada pelo consulado da segunda via brasileira e tudo mais, desencanei. Lembrando que também dei a sorte de minha vacina estar próxima do vencimento, ou seja, quase completando os 10 anos, quando você deve tomar uma outra dose. Talvez se eu tivesse tomado uma dose um pouco antes de embarcar para a China eu não poderia ter tomado novamente a vacina. Dei sorte!
[mks_pullquote align=”right” width=”250″ size=”12″ bg_color=”#438791″ txt_color=”#ffffff”]DICA: Óbvio! Se você estiver em seu último destino, ou sua viagem for de apenas um destino não precisa se preocupar com o certificado de vacinação, pois ele só é solicitado na entrada. Deixe para buscar sua segunda via quando regressar ao Brasil.[/mks_pullquote]
Tomei a vacina, não doeu, (talvez as enfermeiras Chinesas tenham mãos mais leves) e ganhei por mais 10 anos um certificado de vacinação que até se parece com um passaporte. Agora, nosso medo é de um agente de imigração qualquer pedir nossos certificados e negar a entrada da Luciana, pois comparando o meu certificado chinês com o da Lu, o certificado brasileiro parece até um “papel de pão”.
Passo a passo se perder seu certificado de vacinação
[su_table url=”http://forafoco.com.br/wp-content/uploads/Pasta21.csv”][/su_table]
Perdi meu visto.
Agora o buraco fica mais embaixo. Bem mais. Uma das partes mais chatas é quando seu passaporte expira e o visto não. Nestes casos, você fica com a obrigação de tomar conta de dois passaportes ao mesmo tempo, e em um deles fica seu visto. Fora isso existe também países que dão o visto por folhas A4, e outros por pequenos “bilhetes” que não ficam colados, estes últimos, um verdadeiro inferno para quem odeia papelzinho.
Bem, talvez o visto seja até mais importante que o passaporte. Isso porque grande parte dos países não emite uma segunda via para o visto, e enquanto no caso dos passaportes você consegue resolver em alguns dias, a emissão de um novo visto pode ser demorada. É o caso do visto americano, que exige uma nova solicitação nos casos de perda ou roubo. Esta solicitação poderá ser feita em um consulado no exterior, e além da documentação exigida, deverá ser providenciado também um registro policial da perda, ou roubo do documento.
[mks_pullquote align=”left” width=”250″ size=”12″ bg_color=”#438791″ txt_color=”#ffffff”]Dica: Se você já estiver no seu destino final quando perder o visto. Apenas procure o consulado brasileiro para buscar orientações específicas e faça o registro policial. Quando regressar ao Brasil você terá calma e tempo para conseguir emitir um novo visto.[/mks_pullquote]
Então se durante uma viagem, o seu próximo destino é os Estados Unidos e você perdeu o visto (é claro, no caso do visto estar registrado no seu antigo passaporte vencido), muito provavelmente você deverá refazer seus planos se não tiver tempo hábil para providenciar uma nova emissão. Cabe ressaltar que os consulados norte-americanos mundo afora, apenas apresentam alta demanda em países com exigência de visto antecipado, então não considere os longos período que vemos no Brasil. Esta lista de países é pequena, pasmem, mas essa lista inclui apenas o Brasil, Rússia, Venezuela, China e países da África e Oriente Médio.
Para a resposta exata para seu problema de visto americano clique aqui
Passo a passo se perder visto no exterior
[su_table url=”http://forafoco.com.br/wp-content/uploads/Pasta3.csv”][/su_table]
Perdi meu passaporte
A administração do passaporte é razão de pensamentos controversos entre os viajantes. Uns preferem não “terceirizar” a segurança do passaporte para o cofre do hotel, e outros já preferem deixá-lo guardado no cofre. Existe ainda uma terceira vertente de pessoas que preferem entocar escondido dentro da mala, evitando problemas com roubo a cofres nos hotéis, e roubos à turista nas ruas. (Leia nosso post que fala da controvérsia entre levar o passaporte para as ruas ou deixa-lo guardando no hotel, e descubra na nossa enquete o que a maioria dos viajantes fazem!)
O fato único é que perder o passaporte pode te dar uma baita dor de cabeça, mas não é o fim, principalmente se você irá seguir viagem por países que não exigem os vistos perdidos (caso hajam).
O mais importante é não ficar absolutamente desesperado. Principalmente se você não tem vistos ou não irá precisar deles, pois nestes casos você poderá requerer um passaporte em um consulado mais próximo onde a emissão pode sair até mesmo no mesmo dia. Portanto, se você tiver outras viagens pela frente isso não será um problema.
Mas se você estiver em um lugar sem consulado, ou pior, em um país sem representação diplomática, pode colocar um pouquinho mais de desespero nesse tempero, porque nestes casos você deverá ir atrás de informações no núcleo de assistência à brasileiros no exterior (http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/BRMundo/pt-br/file/NABpdf%281%29.pdf). Eles irão lhe transmitir a solução adequada para sua situação, e vão lhe encaminhar uma instituição ou até mesmo um consul honorário para lhe auxiliar com este problema.
Se o seu objetivo é somente voltar para o país, não será necessário um passaporte. O consulado pode lhe emitir a Arbis, ou ARB, que nada mais é que uma autorização para regressar ao Brasil, mas se novamente você estiver em uma região sem representação consular, deve procurar o núcleo de assistência acima e prestar suas informações específicas.
Para requerer seu novo passaporte ou a ARB você irá precisar de alguns documentos.
- Formulário online
- Carteira de identidade (Serve habilitação)
- Certificado de quitação eleitoral
- Certificado de dispensa militar.
- Comprovante de residência.
- Comprovante de quitação eleiroral (Clique Aqui)
Passo a passo se perder visto no exterior
[su_table url=”http://forafoco.com.br/wp-content/uploads/Pasta41.csv”][/su_table]
Info: Todos os serviços consulares são cobrados. Tanto a emissão da ARB quanto a emissão de um novo passaporte. Segue uma tabela de valores definidos pelo MRE.
Dicas:
Apesar de muitos não concordarem, a minha dica pessoal é: Use seu passaporte apenas para entrar e sair do país. Nos outros dias use xerox, identidade ou sua CNH.
Guarde seu passaporte em lugar seguro!
Digitalize todos seus documentos e deixe cópia em seu mail. Quando digo todos me refiro aos documentos necessários para você emitir um novo passaporte no exterior. (Ver acima)
Digitalize seu passaporte e seus vistos, pois isso irá acelerar o processo de novas emissões.
Nunca deixe seu RG (ou CNH) no mesmo lugar que o passaporte. No caso de emissão de um novo passaporte este documento será solicitado. Caso não tenha, não é o fim do mundo, mas você precisará que alguém do Brasil lhe envie uma cópia.
Para endereços dos consulados consulte o Portal Consular.
Seja rápido. Além de garantir sua segurança, comunicar a perda rapidamente lhe garante mais chances de conseguir seu novo passaporte em tempo hábil. Principalmente se o seu objetivo é seguir viagem.
Sugerimos a leitura!
[mks_button size=”medium” title=”PASSAPORTE: Levar para as ruas, ou deixar no hotel?” style=”squared” url=”http://forafoco.com.br/a-polemica-do-passaporte-o-correto-e-levar-sempre-consigo-ou-deixar-no-hotel/” target=target=”_self” bg_color=”#999999″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”fa-arrow-circle-o-right” icon_type=”fa”]
[su_label]FIM![/su_label]