Para ver a Aurora Boreal é preciso que uma série de fatores somados estejam acontecendo num mesmo momento! Fizemos uma “receitinha” rápida com todos os ingredientes necessários para te ajudar a entender de uma forma simples e direta o que é preciso para conseguir ver a Aurora Boreal! Mas se quiser entender a fundo tudo sobre esse fantástico fenômeno, acompanhe os posts no nosso blog que falam mais detalhadamente e explicam cientificamente as auroras.
Antes de ler nosso passo a passo, entenda que obviamente tudo isso que listamos aí embaixo só acontece nas regiões próximas aos pólos de nosso planeta, como a Islândia, Noruega, Canadá, Alaska, etc…
Vamos aos ingredientes!
1- É preciso noite! Apesar da Aurora Boreal também acontecer durante o dia, só conseguimos visualizar as luzes coloridas brilhando no céu se ele estiver escuro. Preferencialmente no período que é conhecido como noite astronômica.
2- É recomendável (mas não necessário) estar num local com pouca poluição luminosa. Luzes urbanas podem prejudicar bastante ver Auroras fracas, principalmente se você vai querer fotografar. Não é impossível ver a aurora em um local iluminado, ou no meio da cidade, mas para isto a Aurora deve ser uma Aurora “forte”. Então acredite; Ela ficará muito mais visível, e muito melhor se você estiver num local com pouca luz!
3- É preciso ter céu aberto ou com poucas nuvens. O tempo tem que cooperar! Com céu encoberto você não verá nada! Precisamos escuridão e céu limpo. O mito de que precisamos de dias frios para ver Auroras surge justamente da ideia de céu limpo. Na verdade, os dias frios fazem o tempo ficar mais estável, daí surge esta lenda urbana.
4- Precisamos que o sol esteja em alta atividade. Ou seja, com muitas explosões, ejetando massa coronal no espaço.
5- Precisamos que a massa coronal produzida por essas explosões sejam atraídas para os polos magnéticos de nosso planeta, e para isso existem alguns aspectos técnicos que devem ser vistos (como fazemos em tempo real durante nossas expedições). É um pouco complexo e não se limita a observação do “famoso” índice Kp que os aplicativos de Aurora fornecem, mas para quem não pretende ser um caçador de Auroras Boreais observar KP acima de KP3 já é um bom motivo para ter boas expectativas.
6- É preciso que essa matéria coronal encontre, e se choque com uma boa quantidade de gases existentes em nossa atmosfera. Isso deriva da quantidade de “energia” solar que entra em nossa atmosfera, e deste encontro se resultam as luzes da Aurora Boreal!
7- É preciso ter um pouquinho de sorte! Para conseguir juntar tudo isso em um mesmo dia, justamente nos dias de sua viagem, é preciso estar no lugar certo e na hora certa. A técnica e as ferramentas reduzem o risco de fracasso, então embarcar em uma expedição estruturada pode ser a diferença entre ver ou não as luzes do norte, mas ainda assim não é uma garantia. Não podemos controlar fenômenos físicos e meteorológicos.
Então como podemos dar um empurrãozinho e depender menos da sorte? O que podemos fazer para aumentar as chances de ver as Northern Lights?
1- Acompanhar os forecasts de previsão de Aurora, e cruzar as informações entre vários deles! Não confie apenas nos aplicativos de forecast! Veja também os forecasts oficiais da região que você está. Isso faz toda a diferença!
2- Pesquisar a fundo a previsão do tempo e conhecer o clima do local onde você está. Na Islândia, por exemplo, o clima muda a cada minuto. Então a previsão do tempo muitas vezes é imprevisível.
3- Ter disposição e insistência! Como diz o ditado que o Fellipe adora repetir: “A Aurora premia”. Nem sempre a aurora aparecerá ali, linda e verde num céu estrelado no melhor horário possível! Num dia difícil você tem que ter ter foco e aguentar o tranco! Você vai sofrer na noite fria, não vai dormir, comer, e vai passar noites no carro. Pode ser que ainda você dirija quilômetros atrás de céu limpo e volte para o hotel sem ver as luzes. Mas por experiência própria; Acredite e SEJA INSISTENTE!!! Não desista! Acontece, e muito, de viajantes desistirem, e quase como um desatino do destino as Auroras surgem durante seus sonos. Esteja em pé enquanto puder!
Vale lembrar para os que pretendem caçar Aurora Boreal na Islândia, outros dois fatores muito importantes devem ser levados em consideração!
1- Carros apropriados e seguros!
Na Islândia, o clima muitas vezes é agressivo. Nevascas e tempestades de vento podem te pegar de surpresa a qualquer momento. Estradas cobertas de gelo e neve são uma realidade por quase todo o percurso que você irá cruzar! Por isso alugue os carros certos. Carros 4×4, com pneus preparados para enfrentar essas intempéries são essenciais. Alugamos dois Toyotas Land Cruiser 4×4 para nossa expedição, na Blue Car Rental, locadora que tem escritório no aeroporto de Keflavik e em Reykjavik. Não podíamos ter feito melhor escolha! Pessoal super bem preparado, os carros já estavam prontos nos esperando quando chegamos na Islândia. Todos dois com pneus especiais para gelo e neve com 38 polegadas. Nos forneceram todo suporte quando houve uma previsão de tempestade de vento e foram extremamente solícitos. Sem dúvida esses carros nos deu muita segurança para caçar aurora boreal durante as noites escuras da Islândia! Se você está programando sua viagem para Islândia vale a pena conferir a frota deles. Acesse www.bluecarrental.is
2- Hospedagem nos lugares certos!
Como falamos acima, você vai precisar de lugares escuros para ver a aurora boreal! E se você já estiver hospedado num local propício a isso, já é meio caminho andado! Durante nossa expedição, seguimos rumo ao sul da ilha, na área do interior do país. Escolhemos a rede de hotéis FossHotel para nos hospedarmos em 3 localidades e ficamos no Stracta Hotel e uma quarta localidade. O Fosshotel Nupar e o FossHotel Glaciar Lagoon são excelentes escolhas!! O Nupar fica super isolado, sem luz de cidade, tem quartos com portas que se abrem direto para a área externa, e rapidamente você consegue chegar num local bacana para ver a aurora boreal! Tivemos a sorte de ver a aurora lá! O Glaciar Lagoon é super exclusivo e também fica longe da cidade, sem iluminação para atrapalhar sua visão das auroras. Outra ótima opção é o Stracta Hotel, localizado em Hella. Já vivenciamos a aurora boreal no seu quintal por duas vezes, e dependendo da intensidade você pode dar a sorte de ver a Aurora Boreal enquanto toma banho nas piscinas aquecidas do lado de fora. Na cidade, em Reykjavik, ficamos no Fosshotel Reykjavik. Ele fica estrategicamente localizado na cidade, e em 10 minutos é possível alcançar o Lighthouse de Seltjanarness , um excelente spot de visualização de aurora boreal!
Se você seguir essas principais dicas, temos certeza que será “premiado”e a aurora brilhará! 🙂
Nossas fotos não nos deixam mentir o resultado da nosso trabalho de técnica e ferramentas. Mesmo com um climas horríveis, noites de céu fechado, índice Kp desfavoráveis, sempre vamos incansavelmente atrás das luzes até sermos premiados.
Venha com a gente e deixe que especialistas te levem para assistir esse espetáculo da natureza! Nossa expedição é totalmente preparada para caçar as auroras e teremos duas saídas em 2017, dois grupos em outubro. Clique aqui e saiba os detalhes da nossa expedição ou entre em contato no contato@forafoco.com.br e saiba tudo sobre nossas expedições.