Analisamos a nova opção para chegar na Islândia, via Miami!
A Wow Air, cia aérea Islandesa de baixo custo acabou de inaugurar sua nova rota. Miami. A empresa já voava para outros destinos nos Estados Unidos, como por exemplo, Washingtom, Nova York, Los Angeles e Boston, mas com o novo voo para Miami, nós brasileiros ganhamos uma excelente nova opção para chegar em Reykjavík.
A chegada na Islândia através dos Estados Unidos não era assim nenhuma novidade. Empresas como a Delta por exemplo fazem voos de várias cidades do Brasil para Atlanta, e de lá, a mesma empresa opera suas rotas para Reykjavík através de voos partindo de uma conexão em Nova York. Este excesso de conexões, e a grande quantidade de milhas percorridas por esta rota (partindo do Rio de Janeiro ou São Paulo) além de aumentar o tempo de voo, costumavam fazer com que os preços via EUA ficassem menos competitivos em comparação com os valores cobrados pelas cia aéreas europeias, e somado a isso também existe a questão da exigência de visto para poder usufruir dos voos de cias americanas, o que afasta muitos brasileiros.
Com a chegada da WowAir para Miami a ida para Reykjavik pelos estados Unidos passa a ser mais atraente para aqueles que já possuem o visto americano. Inicialmente podemos dizer que partindo das principais cidades brasileiras temos uma grande oferta de voos para Miami, o que aumenta as chances de promoções, e costuma manter o valor das passagens dentro dos patamares já conhecidos. Depois, podemos considerar que a rota via Miami não é menos curta que a rota anterior via Atlanta, mas soa mais natural e com menos conexões. É um caminho quase tão objetivo quanto as rotas que chegam a Reykjavik pela Europa, enquanto indo por Londres, o caminho mais rápido na rota europeia, o tempo total de vôo (sem considerar tempo entre conexões) é de 15hs, o percurso por Miami é de 16hs40min.
O ponto negativo dos voos da WOWAir nos Estados Unidos, e também em qualquer outro voo não conectado na Europa, seja pela WOWAir ou qualquer outra cia aérea, como por exemplo a EasyJet, é que infelizmente não temos notícias de operações em codeshare, o que obriga os viajantes a fazerem voos não conectados, e assim assumirem o risco de perderem suas passagens para o trecho final nos casos de atraso do voo ou dos procedimentos alfandegários. Geralmente o remédio para este problema é fazer uma estadia no destino destas conexões, gerando custos ou oportunidades, dependendo de um ponto de vista bem pessoal.
Para analisar os custos simulamos uma compra para o período de nossa próxima expedição fotográfica para a Islândia (Outubro 2017), e neste cenário os voos para a Islândia na rota Europeia ficaram mais caros tanto os conectados via Delta em Atlanta/Nova York, quanto nos não conectados via WOWAir partindo de Miami e Altanta/Nova York.
A | B | ||
IDA E VOLTA | Voo conectado | Voo não conectado WOW Air | |
1 | Rio de Janeiro / Reykjavík (Rota Europa) | British Airways
R$ 3306 |
AirFrance + WOW
R$ 3397 |
2 | Rio de Janeiro / Reykajavík (Rota EUA ATL/NY) | Delta
R$ 3291 |
AA + WOW
R$ 4382 |
3 | Rio de Janeiro / Reykajavík (Rota EUA Miami) | Não existe | AA + WOW
R$ 3061 |
Tabela 1
Antes de chegarmos a qualquer conclusão antecipada sobre esta tabela acima, temos que considerar que os melhores valores para passagens aéreas geralmente se apresentam 90 dias antes do embarque, e as melhores opções de passagens aéreas segundo o ponto de vista econômico, possuem uma variação muito dinâmica, o que não torna esta tabela acima uma verdade absoluta, mas sim demonstra claramente que os EUA, alavancados pela interação turística com a Islândia, se tornou definitivamente uma opção para chegarmos a Reykjavík.
Temos que estar atentos também a outros assuntos importantes dentro deste tema, como por exemplo tempo de voo.
A | B | ||
Tempo de Voo / Tempo Total
(EMPRESA AÉREA) CIDADES CONEXÕES |
Tempo de Voo
(EMPRESA AÉREA) CIDADES CONEXÕES |
||
1 | Rio de Janeiro / Reykjavík (Rota Europa) | 14h 20min / 16h 30min
(British Airways) |
14hs 40min / ñ conectado*
(Air France + WoW) |
2 | Rio de Janeiro / Reykajavík (Rota Estados Unidos) | 16h51min / 29h45min
(DELTA) RIO – ATLANTA – NY – REYKJAVIK |
16hs 40min / ñ conectado*
(AA + WOW) RIO – MIAMI – REYKJAVIK |
Tabela 2 * Voo não conectado, tempo de conexão impossível de prever.
Podemos ver na tabela2 que a rota americana para chegar a Reykjavik ainda é desgastante por conta do excesso de conexões para quem parte do Rio de Janeiro, pois a Delta que faz o trecho entre os Estados Unidos e A Islândia não parte do Rio de Janeiro com vôos diretos para Nova York, por outro lado, quem parte de São Paulo pela mesma Delta consegue com apenas dois voos chegar na Islândia, tornando a opção americana bem vantajosa.
Outro ponto importante a ser observado confrontando a tabela 1 e a tabela2 é que os voos não-conectados não oferecem vantagens nítidas sobre os voos conectados. A empresa WowAir, por exemplo, oferece uma série de desvantagens como serviço de bordo limitado, um limite agressivo da franquia de bagagem, e altos custos que incluem até a marcação de assentos, deixando o valor final da passagem superior aos valores de vôos conectados, que em regra, possuem mais conforto, comodidade, e excelente franquia de bagagem.
Não custa lembrar mais uma vez que estes são voos sem conexão com outra empresa aérea, e que portanto, qualquer atraso no voo anterior, ou atraso na imigração por exemplo, não implicará em nenhum modo de indenização, sendo ideal nestes voos um “stopover” de alguns dias na cidade intermediária.
No caso do novo voo para Miami da WOW Air, esta parada em Miami pode se traduzir em uma ligeira visita ao Mickey em Orlando, compras, ou mesmo atualização de material fotográfico, mas se nada disso estiver dentro dos seus planos essa parada será apenas um estorvo que servirá apenas para aumentar o custo. De todo modo, como existem diversas variações e oportunidades no jogo das passagens aéreas, ter Miami como nova opção para chegar a Islândia é uma excelente notícia, tão boa que dependendo dos valores que encontrarmos nos próximos meses já estamos pensando seriamente em experimentar esta nova rota ainda este ano!
Rotas WoWAir (ainda sem Miami)