Uma nova fonte inexplorada de energia limpa nos planos da Islândia.
Uma nova fonte de energia renovável verde está nos planos de uma empresa Islandesa de energia. A nova proposta é gerar eletricidade a partir de potenciais geotérmicos offshore. As usinas ficariam instaladas no mar, algumas milhas da costa, em plataformas não muito diferentes das plataformas que conhecemos para extração de petróleo.
Atualmente a Islândia já produz cerca de 66% de toda sua energia primária, e 25% de sua energia elétrica a partir da exploração geotérmica. Mas a participação deste tipo de energia verde na matriz energética islandesa pode aumentar se a North Tech Energy, que conseguiu recentemente uma licença da autoridade energética islandesa, conseguir êxito em suas investigações em dois campos geotérmicos de exploração que estão hoje sangrando no oceano.
a falha geológica proporciona o potencial energético
Os campos geotérmicos estão localizados na costa do país. Um ao norte e outro no sul, ambos na mesma área de falhas geológicas criadas pelo encontro das placas tectônicas americana e europeia. Uma região com magma subindo ao manto da terra, sendo a crista uma área com frequente erupções submarinas, ou seja, imenso potencial criado pelos altos níveis de atividade geotérmica.
Segundo o fundador e CEO da empresa Geir Brynjar, a utilização de energia geotérmica vinda do mar eliminaria um dos impactos ambientais mais significativos deste tipo de matriz, que é a interação de estradas e tubulações em áreas de natureza intocada.
Mas não é só isso, o uso e o aumento da exploração geotérmica reduz a dependência da energia hidráulica, que mesmo limpa, possui um impacto ambiental maior através da criação de reservatórios.
Em um segundo momento, a energia excedente da Islândia também já é alvo de interesse de alguns países europeus, como a Inglaterra por exemplo, que busca através da construção de conexões submarinas conectar seu consumo a fontes de energia limpa para o cumprimento das metas de emissão de carbono.
Em breve os vulcões da Islândia podem na terra ou no mar impulsionar o norte europeu!