A melhor época para ver as luzes do norte na Islândia
Este é um tema recorrente quando as pessoas nos buscam para conhecer a Islândia. Então, antes mesmo de começar a falar sobre a melhor época para vermos as Auroras Boreais na Islândia, é valido ressaltar que apesar de todos os nossos grupos terem visto a Aurora Boreal, e também de nós sermos realmente especialistas em ir atrás do fenômenos na Islândia (o que pode não ser fácil, especialmente quando zonas de pressão atmosférica estacionam sobre uma região) a FF Expeditions não é uma operadora que se limita a caçada do fenômeno.
A Islândia é um dos destinos mais belos do mundo, e por mais que o fenômeno da Aurora Boreal seja realmente fantástico, o conjunto de belezas que apresentamos aos viajantes, sejam as belezas secretas ou mesmo os pontos turísticos, fazem parte de um grande programa de experiência turísitca que é realizado durante vários dias a bordo de nossos veículos e hospedados em nossos hotéis selecionados. O que quero dizer é que a Islândia é muito além da Aurora Boreal, e esta é uma verdade tão grande que a alta temporada no páis é durante o verão, justamente a época que é impossível ver o fenômeno.
Primeiro fator; Escuridão
Para vermos a Aurora Boreal na Islândia ou em qualquer outro país ao Norte precisamos de escuridão. Portanto, como as Auroras se manifestam próximos aos pólos magnéticos, e estes ficam próximos aos pólos geográficos, temos meses onde não há noite, durante o verão, e justamente nestes meses não temos nosso primeiro ingrediente para vermos a Aurora Boreal; A escuridão. Assim, podemos dizer superficialmente que não é possível ver o fenômeno entre os meses de maio e a primeira quinzena de agosto.
Durante a segunda quinzena do mês de setembro, e a primeira quinzena do mês de abril podemos considera que é a temporada de Auroras Boreais na Islândia. Neste período as noites são escuras suficientes para vermos a Aurora Boreal, enquanto no restantes de dias destes meses, os da primeira quinzena de setembro e da segunda quinzena de abril já não podemos considerar épocas propícias para quem pretende ver o fenômeno, pois ainda não há noite astronômica na maior parte do país. Lembro que não impossível, pois Auroras Boreais muito fortes (não comuns) podem se manifestar nos céus mesmo quando não há uma noite completamente escura, mas o espetáculo certamente pode ser ofuscado pela “claridade”.
É comum encontrarmos na internet afirmações que a melhor época para ver a Aurora Boreal na Islândia poderia ser um mês específico deste período entre a segunda quinzena de setembro e a primeira quinzena de abril, especialmente algum mês entre novembro ou fevereiro, mas este é um grande engano. Apesar destes meses terem uma excelente “janela de escuridão” temos que considerar que há grande diferença climática entre eles. E esta diferença meteorológica anula e traz para condições de igualdade qualquer vantagem da maior janela de escuridão. O que nos leva a falar do segundo passo; A meteorologia.
Segundo fator; Meteorologia
Os meses de escuridão, justamente quando é possível ver a Aurora Boreal, são aqueles onde geralmente encontramos o pior clima na Islândia. Quanto mais próximo de janeiro e fevereiro, em tese, pior é clima. Há muita precipitação, tempestades de neve, e ventos. Durante estes meses se uma zona de baixa pressão se estaciona sobre uma região, seu movimento convergente reterá nuvens que podem se acumular por dias, às vezes até mesmo mais de uma semana. Nestes casos haverão poucas oportunidades de driblar a meteorologia, e quem não conhece as correntes e comportamento climático pode acabar, como muitos, sem ver a Aurora Boreal. Mas em compensação, lembre-se, são meses onde temos a maior janela de escuridão, e lembre-se de um fator ainda mais importante; É impossível prever o clima na Islândia.
Durante toda a temporada de Aurora Boreal, meados dos meses de setembro até início de Abril temos praticamente um sistema em equilíbrio, se por um lado temos uma janela de escuridão maior, por outro o clima pode ser mais instável trazendo uma incrível “igualdade” para este período, entretanto o FF Expeditions considera apenas Outubro e Março, isso porque gostamos de operar com uma boa janela de escuridão, para que consigamos realizar as demais atividades em um balanço organizado entre conhecer a Islândia e também a Aurora Boreal.
“Se você não gosta do tempo na Islândia, espere cinco minutos”.
Terceiro fator; Tempo de estadia.
Não há como ter muitas chances de ver a Aurora Boreal na Islândia, mesmo durante a temporada (entre outubro e março, se você não tem programado um bom período de estadia. Já falamos que a previsão do tempo é completamente instável na Islândia. Se ela disser que durante a noite o céu estará claro, simplesmente desconfie. A todo momento a Islândia nos faz lembrar um dos seus principais ditados; “Se você não gosta do tempo na Islândia, espere cinco minutos”. Portanto ainda que você planeje sua viagem com poucas semanas de antecedência, onde já é possível ter alguma previsão meteorológica, isso não é de longe 100% seguro. A previsão muda completamente em questão de horas nos serviços meteorológicos! Mas como acontece com a maioria das pessoas, uma viagem para Islândia é um processo decisão mais longo, então para conseguir aumentar as chances o ideal é permanecer na Islândia pelo menos sete noites.
Somado a isso já foi observado que a atividade de Aurora Boreal geralmente tende a ser muito ativa por duas a três noites, depois mais baixas por quatro a cinco noites, em ciclos contínuos, e esta é razão qual nossas saídas do Aurora Hunt Experience possuem nove dias. Nesta janela temos em média 3 ou 4 noites com atividade solar mais intensa, e justamente nessas noites temos que nos preparar para driblar, quando possível, as adversidades meteorológicas quando a sorte não nos favorece.
Portanto, os melhores meses para ver a Aurora Boreal estão entre outubro e março, e baseados no que já falamos acima podemos dizer que em condições de praticamente igualdade. Apesar disso, mesmo nos melhores meses não é possível garantir a Aurora Boreal. Quando a sorte não favorece uma boa dosagem de conhecimento do país e do fenômeno ajudam bastante.!
Considere também que caçar Auroras Boreais noites afora nas estradas islandesas pode ser bastante arriscado para quem não está familiarizado com a condução em neve, gelo e ventanias laterais. Até uma simples parada deve ser vista com bastante cuidado, pois a neve esconde sérios perigos para quem não conhece o que está por baixo.
Para finalizar é importante dizer que os melhores meses para ver a Aurora Boreal, não significam que são os únicos meses para visitar a Islândia. Em épocas que não há Aurora Boreal, ou mesmo quando não já muita possibilidade de avistá-la, visitar a ilha é uma experiência fantástica! Nossas expedições de verão, e também as especiais de 4×4 durante setembro, são perfeitas para quem deseja ir mais fundo na Islândia, e neste último caso, ainda ter uma moderada chance de ver o fantástico fenômeno da natureza!